Palavra do Dia

"... se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe". (Provérbios 19-27)

terça-feira, 19 de julho de 2011

Tema: Refletindo nas parábolas de Jesus

Texto: Mateus 13:1-17 do 24 ao34 do 44 ao 46

Quando Jesus estava sozinho com os seus discípulos, ele disse algo tremendo que faz de nós pessoas especiais.

No versículo 11 ele disse: A vocês é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado.

Quando recebemos Jesus no nosso coração e passamos a ser seus seguidores ou seus discípulos recebemos a revelação da palavra, passamos a entender a palavra de Deus. O mundo não consegue entender Jesus disse: A vocês é dado o conhecimento dos mistérios do reino dos céus, mas para eles não.

Você que veio a ele, você que entregou sua vida pra ele, você que é um discípulo dele, ele quer que você entenda, ele quer que você tenha conhecimento da sua palavra.
Ele não se revela para a multidão, mas para você ele quer se revelar.

Oséias 4:6 O senhor diz: O meu povo foi destruído por falta de conhecimento.

O mundo está do jeito que está por falta de conhecimento, a falta de conhecimento da palavra de Deus destrói inclusive as famílias Cristãs. A maioria das famílias evangélicas esta em pedaços por falta de conhecimento da palavra de Deus. Temos que buscar o conhecimento. João 8:32 Jesus diz que é o conhecimento da palavra que liberta.

Ele quer que você que é um discípulo dele seja liberto pelo conhecimento da palavra, ele disse: Pra multidão eu não me revelei, com o mundo eu falei só através de parábolas, mas pra vocês eu vou revelar os mistérios da palavra.

Versículo 18 Ele disse: Preste atenção eu vou revelar só pra vocês o que eu quero dizer através da parábola do semeador.

Quando o semeador lança a semente ela cai em quatro tipos de terrenos. A semente é lançada em quatro tipos de pessoas.

1º- 25% São como a terra que recebe a semente a beira do caminho.

Jesus explica para os discípulos: Essas são aquelas pessoas que ouvem a mensagem do reino e não entendem.
O que acontece com elas? O maligno vem e arranca o que foi semeado em seu coração. Jesus está revelando pra mim e pra você que pessoas sem entendimento, pessoas que são lentas para crer, não permanecem porque o maligno vem e arrebata, tira do coração a semente lançada pelo semeador.

2º- 25% São como a terra que recebe a semente em solo rochoso.

Jesus diz: Essas são as pessoas que ouvem a palavra e recebem a semente com alegria, a semente começa a brotar parece que vai dar muitos frutos, só que não tem raiz em si mesmo. Quando vem a primeira luta, quando vem a primeira prova essa pessoa abandona tudo. Essas pessoas podem ser comparadas com aquele morro de Angra dos Reis no Rio de janeiro que veio a baixo na virada do ano matando varias pessoas. È tudo rocha com uma camadinha de terra por cima. Quando as pessoas olhavam pro morro viam arvores, viam as mansões, a paisagem era linda, o que se via era lindo o problema era o que não se via. Por baixo de uma fina camada de terra era tudo rocha, quando deu uma tempestade mais forte, desmoronou tudo porque não tinha raiz profunda. Jesus revela que 25% das pessoas são assim com relação à palavra de Deus.

3º- 25% São como a terra que recebe a semente entre os espinhos.

Jesus diz: Essas são aquelas pessoas que recebem a palavra, mas não conseguem produzir, não conseguem dar frutos porque essa pessoa coloca em primeiro lugar as coisas dessa vida. A bíblia diz Mateus 6:33 Buscai em 1º lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas. Mas esse tipo de pessoa, não consegue priorizar o reino de Deus, esse tipo de pessoa só quer cuidar dos negócios, dos afazeres domésticos, só quer agradar os filhos e a obra de Deus fica em ultimo lugar na sua vida. Jesus revela que esse tipo de pessoa se torna infrutífera torna-se terra improdutiva.

4º- 25% Das pessoas São como a terra boa que recebe a semente.

Ele disse: esse é o que ouve a palavra e a entende e da fruto. Produz a cem, a sessenta e a trinta por um.

Através dessa parábola Jesus revela para nós que somos seus discípulos que 75% dos crentes infelizmente vão fracassar. Ele revelou que só 25% é terra boa, ele revelou que só 25% da fruto. Só 25% permanecem firmes. Jesus não revelou isso pro ímpio, Jesus revelou isso para os seus discípulos isso é revelação para a igreja é revelação para a minha e para a tua vida. É bom pararmos para reflitir nisso. Será que temos sido terra boa? Será que estamos produzindo a 100 a 60 ou pelo menos a 30 por um. Essa é uma oportunidade maravilhosa para nós pararmos um pouquinho e analisarmos nossa vida com Deus.

Esse é o momento para nós perguntarmos a nós mesmos, como está nossa vida com Deus?

Só o fato de você estar lendo essas palavras faz de você uma pessoa especial. Jesus não revelou essa parábola para as multidões, ele só revela sua palavra para os escolhidos. Você esta lendo esse estudo porque você é um escolhido de Deus. Você está lendo esse estudo porque Deus tem planos para realizar na tua vida.
As parábolas de Jesus não foram contadas para desanimar elas são motivadoras. As parábolas de Jesus trazem esperança.

Veja a parábola do joio e do trigo.
Quando Jesus explicou essa parábola aos seus discípulos ele disse: Quem semeou a boa semente é o filho do homem.
O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do reino. O joio são os filhos do maligno. E o inimigo que semeia o joio é o diabo.

Sabendo disso eu me perguntava por que não da pra arrancar o joio sem machucar o trigo?

Joio no Grego se diz Cizânia- é uma erva daninha muito parecida com o trigo. Na faze de crescimento não da pra ver a diferença entre o joio e o trigo. Foi por isso que Jesus disse: não tente arrancar o joio porque você pode se enganar e destruir o precioso trigo, deixa crescerem juntos até o dia da colheita.

Jesus disse haverá o dia da colheita. A colheita será o fim desta era. Os encarregados da colheita serão os anjos.

Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecera no fim desta era. O filho do homem enviará os seus anjos e eles tirarão do seu reino tudo o que faz cair no pecado e todos os que praticam o mal.

Eles os lançarão na fornalha ardente onde haverá choro e ranger de dentes.
Então os justos brilharão como o sol no reino do seu pai. Aquele que tem ouvidos ouça.

Jesus está se revelando para você QUE É UMA pessoa especial. Hoje ele está revelando a sua palavra para o trigo, ele esta se revelando para os escolhidos. Ele esta dizendo para você que é precioso para ele: O MEU REINO É O QUE EXISTE DE MAIS VALIOSO. O MEU REINO É COMO UM TESOURO ESCONDIDO NO CAMPO, QUANDO UM HOMEM O ACHA VENDE TUDO O QUE TEM PARA COMPRAR AQUELE CAMPO. NADA É MAIS PRECIOSO DO QUE O MEU REINO.

O MEU REINO É COMO UMA PÉROLA DE GRANDE VALOR, QUANDO UM COMERCIANTE DE PÉROLAS ENCONTRA UMA GRANDE BONITA VAI E VENDE TUDO O QUE TEM PARA COMPRÁ-LA.

A palavra motivação quer dizer: Motivo para a ação. Jesus quer que você olhe para você mesmo e diga com sinceridade qual tem sido o motivo da sua ação? Qual tem sido a tua motivação? No que você tem investido o teu tempo, o teu esforço, os teus recursos? O maior tesouro a perola mais bonita é o meu reino. Jesus disse o meu reino não diminui o meu reino cresce, ele é como uma semente de mostarda é a menor das sementes, mas quando é plantada em boa terra da a maior das plantas e se torna uma árvore onde todos podem se proteger nos seus ramos ei hoje você pode ser pequeno pode ser considerado o menor de todos, mas se Jesus faz parte da tua vida você vai crescer muito. Jesus disse: O meu reino é fermento e vocês são a massa coloquem do meu reino na vida de vocês e vocês vão levedar, vocês vão crescer , vocês vão dar frutos a cem, a sessenta e a trinta por um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário