Palavra do Dia

"... se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe". (Provérbios 19-27)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

VIVENDO PARA AGRADAR A... Texto: Números 14:8

Jesus exemplo maior que deve ser imitado por todo cristão nunca viveu para satisfazer seus desejos. Jesus sempre viveu para agradar a Deus. “Pois sempre faço o que agrada o pai” (João 8:29).

Nunca seremos capazes de viver uma vida cristã de sucesso até aprendermos a viver para agradar a Deus mais do que a nós mesmos. Crentes espirituais que não vivem segundo os desejos da carne, mas levam a vida guiados pelo espírito, procuram refletir a imagem de Cristo e honram a Deus em tudo o que pensam, falam ou fazem. E isso não somente na igreja, mas em casa, no trabalho, na escola ou em qualquer lugar por onde passar.
Vamos ver nesse pequeno estudo algumas características do homem que agrada a Deus, mas antes veremos algumas coisas que Deus não se agrada no homem.

O QUE DEUS NÃO SE AGRADA?

No livro de provérbios capitulo 6:17-19, o escritor faz uma lista de sete coisas que Deus não se agrada no Homem.
“Existem seis coisas que o Senhor odeia e a sétima a sua alma abomina”:
1ª Olhar orgulhoso.
2ª A língua mentirosa.
3ª Mãos que matam gente inocente.
4ª A mente que faz planos perversos.
5ª Pés que se apressam para fazer o mal.
6ª A testemunha falsa que diz mentiras.
7ª E o que semeia contenda entre irmãos.

Deus não se agrada de quem faz voto e não cumpre.

“Assim, quando você fizer um voto a Deus, cumpra logo o seu voto. Ele não gosta de tolos; portanto, faça o que prometeu. É melhor não prometer nada do que fazer uma promessa e não cumprir” (Eclesiastes 5:4-5).
Jesus falou sobre o dever de cumprir o que se fala.
“Seja, porém, o vosso sim, sim e o vosso não, não; o que passar disto vem do maligno” (Mateus 5:37).

Deus não se agrada de quem pratica as obras da carne.

“A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita a lei de Deus, nem em verdade o pode ser. Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Romanos 8:7-8).

Deus não se agrada de quem não é Dízimista.

”Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais, vós, a nação toda” (Malaquias 3:8-9).


Deus não se agrada de quem não tem fé.

“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6).
Deus tem planos, projetos maravilhosos para cumprir na vida dos seus filhos amados ele disse: “pois eu sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de mal, para vos dar esperança e um futuro” (Jeremias 29:11). Deus tem prazer em abençoar o homem Jesus disse: “Não temas, ó pequeno rebanho, pois a vosso pai agradou dar-vos o reino” (Lucas 12:32). Mas, para que possamos tomar posse da benção é necessário viver para agradá-lo.

Veja as palavras que Josué e Calebe disseram a toda congregação de Israel.

“Se o Senhor se agradar de nós, então nos fará entrar nessa terra, e no-la dará. É uma terra que mana leite e mel” (Números 14:8).
A conquista, a saída do deserto a posse da benção estava sujeita apenas a uma condição. AGRADAR AO SENHOR.

Vamos ver algumas características do homem que agrada a Deus.

Deus se agrada de pessoas integras.
“Bem sei eu, meu Deus, que tu sondas os corações, e que te agradas da integridade” (I Crônicas 29:17).

Davi revela que Deus se agrada da pessoa correta, honesta que não perverte a justiça em beneficio próprio.

Deus se agrada da pessoa fiel.

“Os meus olhos procuram os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda em caminho reto, esse me servirá” (Salmo 101:6).

Deus ama pessoas fiéis e sempre protege aquele que não quebra a aliança com ele. A bíblia diz em II Samuel 22:26 que para com o fiel Deus se mostra fiel. O salmo 31:23 diz que o Senhor guarda os fiéis.
Seja fiel a Deus sabendo que ele honra a fidelidade do homem. Lembre-se das palavras de Jesus: “Bem está servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei” (Mateus 25:21).
Se isso não bastasse Jesus fez uma promessa maior ainda para os fies. “Se fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10).

Deus se agrada da pessoa Humilde.

“O Senhor eleva os humildes, mas abate os ímpios até a terra” (Salmo 147:6).

Lembre-se que devemos imitar Jesus e foi ele que disse; “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração”. (Mateus 11:29).
Deus não opera no orgulho a biblia diz em Provérbios 16:18 que o orgulho leva a pessoa à destruição, e a altivez faz cair na desgraça. Deus opera na humildade nunca se esqueça. “Deus resiste aos soberbos, mas da Graça aos humildes” (Tiago 4:6).

Deus se agrada da pessoa que sabe perdoar.

“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós” (Colossenses 3:13).
Não há limites para o perdão, quando Pedro quis colocar um limite perguntando a Jesus quantas vezes ele deveria perdoar o seu irmão, se até sete vezes, Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mateus 18:21-22).
Para que Deus nos perdoe precisamos perdoar aos que nos ofenderam.
“Se perdoares aos homens as vossas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Porém se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial não perdoará as vossas” (Mateus 6:14-15).
Deus se agrada do homem que consegue liberar perdão. Agrade a Deus libere perdão e você será alcançado pelas bênçãos de Deus.

LEMBRE-SE: “SE O SENHOR SE AGRADAR DE NÓS, ENTÃO NOS FARÁ ENTRAR NESSA TERRA, E NO-LA DARÁ. É UMA TERRA QUE MANA LEITE E MEL” (Números 14:8).

“SE A NOSSA MANEIRA DE VIVER AGRADAR A DEUS, ELE TRANSFORMA OS NOSSOS INIMIGOS EM AMIGOS” (Provérbios 16:7).

 por: Pr. Elésio Heck

Nenhum comentário:

Postar um comentário